Thursday 10 January 2019

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Uma abordagem de sistemas para melhorar a saúde materna nas Filipinas Dale Huntington a. Eduardo Banzon b Zenaida Dy Recidoro c a. Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa, Organização Mundial da Saúde, 20 Avenue Appia, 1211 Genebra 27, Suíça. B. O Banco Mundial, Manila, Filipinas. C. Centro Nacional de Prevenção e Controle de Doenças, Departamento de Saúde, Manila, Filipinas. Correspondência para Dale Huntington (e-mail: huntingtondwho. int). (Enviado: 30 de junho de 2017 ndash Versão revisada recebida: 23 de setembro de 2017 ndash Aceito: 11 de outubro de 2017 ndash Publicado on-line: 02 de novembro de 2017.) Boletim da Organização Mundial da Saúde 201790: 104-110. Doi: 10.2471BLT.11.092825 Introdução Globalmente, há um renovado interesse em aplicar o pensamento de sistemas para a programação de saúde, que é, ao usar uma ampla compreensão das operações dos sistemas de saúde para revelar relacionamentos importantes e sinergias que afetam a entrega de serviços de saúde prioritários. Através de uma compreensão holística de blocos de sistemas de sistemas de saúde, 1 pensamento de sistemas identifica onde o sistema é bem sucedido, onde ele quebra e quais tipos de abordagens integradas fortalecerão o sistema geral e assim ajudarão os países a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). 2 Esta orientação para a concepção, implementação e avaliação de intervenções que fortaleçam os sistemas 3. 4 é diretamente relevante para os programas de saúde materna. 5 Reduzir a mortalidade materna é o ODM relacionado à saúde, cujo progresso foi o mais decepcionante até à data. 6 Esse problema altamente complexo, ao nível do sistema, deve ser abordado em todo o sistema e não isoladamente dele. 7 12 Ao coordenar ações em diferentes partes do sistema de saúde, programas para melhorar a saúde materna e neonatal podem aumentar a cobertura e reduzir as barreiras ao uso de vários serviços. Programas eficazes agrupam pacotes de reformas adequadas em cada um dos seis principais blocos de construção do sistema de saúde: 1. 3 governança do setor de saúde (para fornecer políticas setoriais e mecanismos regulatórios e parcerias com o setor privado) infra-estrutura e tecnologias (para fornecer Centros de referência de emergência ligados a provedores de cuidados primários) recursos humanos (para ampliar a disponibilidade de assistência qualificada) financiamento (para reduzir barreiras financeiras para pacientes e incentivar provedores) e serviços (para garantir a qualidade e uma configuração adequada dos serviços de saúde materno-neonatal Em todos os níveis de cuidados, incluindo o planejamento familiar). As Filipinas enfrentam desafios únicos no alinhamento do seu sistema de saúde com as necessidades de seus habitantes, principalmente por causa da geografia e da distribuição de renda do país. Muitas comunidades estão localizadas em regiões de montanha isoladas do país ou em áreas costeiras que são difíceis de alcançar. Além disso, existem grandes disparidades no uso de serviços de saúde em todos os níveis de renda. Um estudo recente descobriu que 94 das mulheres no quintil mais rico entregue com um parto qualificado, em comparação com 25 nos mais pobres e 84 das mulheres no quintil mais rico tiveram nascimento baseado em instalações, em comparação com 13 nos mais pobres. 6 As taxas de fertilidade também variam amplamente: em 2008, a taxa de fertilidade total para as mulheres no quintil mais rico foi de 1,9, em comparação com 5,2 para as pessoas do quintil mais pobre. 13 Essas discrepâncias contribuem diretamente para a proporção elevada de mortalidade materna (MMR) do país. O objetivo dos ODM é de 52 mortes por 100 000 nascidos vivos, no entanto, o MMR estimado pelo país oficial de Filipinas é de 162, o que equivale a sete mulheres que morrem a cada 24 horas por causas relacionadas à gravidez. 14 O MMR nas Filipinas é maior do que em outros países de renda média da região, como o Vietnã. O governo das Filipinas colocou a saúde (em geral) e a saúde materna (em particular) em sua agenda política de reforma. Em 2006, reconhecendo que os bons serviços de saúde materna também podem fortalecer todo o sistema de saúde, o Departamento de Saúde das Filipinas (DOH) lançou o projeto inovador Women's Health and Safe Motherhood Project 2 (WHSMP2). 15 Este projeto, financiado em parte pelo Banco Mundial, deslocou a ênfase na identificação e tratamento de gravidezes de alto risco para preparar todas as mulheres para possíveis complicações obstétricas. Reformas rápidas no sistema de saúde materna em algumas províncias selecionadas através de um conjunto de intervenções, incluindo: governança setorial: melhoria da responsabilidade e infra-estrutura de supervisão regulatória e produtos e equipamentos médicos essenciais desenvolvimento de recursos humanos: capacitação clínica e formação de Equipes de saúde para mulheres baseadas na aldeia (composta por uma parteira, uma mulher grávida e um assistente de nascimento tradicional TBA): mecanismos de financiamento baseados em resultados e prestação de serviços de cobertura de seguro social de saúde: disponibilidade, quantidade e qualidade de serviços de saúde essenciais. 6 O projeto teve como objetivo fortalecer a capacidade do sistema de saúde de entregar um pacote de intervenções, incluindo cuidados maternos, planejamento familiar, controle de infecções sexualmente transmissíveis e serviços de saúde para adolescentes, com prioridade no atendimento de mulheres desfavorecidas. A implementação começou nas províncias de Sorsogon e Surigao del Sur em 2006 e está programada para conclusão em 2017. O DOH desenvolveu um Programa Nacional de Maternidade Segura modelado no projeto do WHSMP2. O DOH tem vindo a introduzir este programa nacional em outras províncias como um elemento integrado de uma iniciativa maior para reformar o setor da saúde. Apesar da lenta implementação inicial, o progresso foi feito hoje, a província de Sorsogon é vista como um dos primeiros a adotar o Programa Nacional de Maternidade Segura. Este artigo relata os resultados de um estudo de caso realizado no final de 2018 para avaliar o impacto do Programa Nacional de Maternidade Segura comparando o progresso entre um conjunto de províncias dentro de uma região. Um projeto retrospectivo de estudo controlado longitudinalmente foi usado para comparar uma província onde as reformas do sistema de saúde estavam sendo rastreadas com outras províncias na mesma região onde as reformas estavam sendo introduzidas de forma menos sistemática e intensiva. Configuração do estudo O Sorsogon é uma das seis províncias da região de Bicol. Com uma população de 709 673, classifica-se como a quarta maior província (as outras províncias possuem populações de 1 693 821, 1 190 823, 768 939, 513 785 e 232 757). 16 Sorsogon é mais pobre do que a maioria das outras províncias da região, com uma prevalência de pobreza entre as famílias de 43,5 em 2006. O Masbate foi a única província da região de Bicol que apresentou maior prevalência de pobreza entre suas famílias. 17 A província de Sorsogon foi selecionada como o site do projeto de saúde financiado pelo Banco Mundial na região de Bicol devido ao baixo estado de saúde socioeconômico e materno e porque o governo local apoiou o projeto. A província começou a implementar uma série de reformas em 2006. Devido à sua participação no projeto do Banco Mundial, a Sorsogon recebeu mais apoio técnico, orientação de programas e supervisão do DOH e do Escritório Provincial de Saúde do que outras províncias da região. O empréstimo do Banco Mundial não foi uma fonte importante de receita para a província de Sorsogon durante o período de estudo e foi lento para começar o desembolso. No entanto, o forte apoio do governador provincial e dos prefeitos capacitou a província para acessar o financiamento da saúde doméstica. O Programa Nacional de Maternidade Segura e a Iniciativa de Redução da Mortalidade Materna estão sendo seguidos nas regiões outras províncias, mas apenas começaram recentemente. Fontes de dados e métodos de coleta A coleta de dados foi organizada em torno de uma lista de indicadores-chave do sistema de saúde, elaborados a partir dos padrões internacionais de melhores práticas 18 e do quadro de monitoramento e avaliação sectorial da DOH. Os dados estatísticos rotineiramente coletados para 20062009 foram extraídos de múltiplas fontes, incluindo o Sistema Nacional de Informações sobre o Serviço de Saúde do Campo, o sistema de informação da Philippine Health Insurance Corporation (PhilHealth), os orçamentos e registros de saúde Bicol regionais e provinciais do Safe Blood Supply. Os dados foram extraídos manualmente na Unidade de Serviço Epidemiológico Regional de Bicol, nos Escritórios Regionais e Provinciais de Saúde da Bicol e na sede da DOH e PhilHealth em Manila. Os dados anuais foram desagregados por província e foram feitos esforços para obter valores faltantes e investigar valores estranhos ou estranhos através de visitas de acompanhamento a unidades de relatório de nível inferior, incluindo pontos de entrega de serviços. As revisões da mesa foram realizadas das ordenanças provinciais da DOH, das ordens administrativas nacionais, dos planos de implementação do projeto e da documentação relevante do programa fornecida pelo DOH. Foram realizadas entrevistas com entrevistadores chave selecionados com DOH e funcionários das Nações Unidas e com escritórios de saúde provinciais e regionais. Supervisão regulatória e medidas de governança A experiência adquirida com o projeto e a implementação precoce do WHSMP2 foi uma influência importante no desenvolvimento do modelo de programa articulado na ordem administrativa do DOH, implementando reformas de saúde para reduzir rapidamente a mortalidade materna e neonatal, que foi aprovada em todo o país Implementação em 2008. 19 Essa ordem administrativa enunciou intervenções-chave que abrangem vários blocos de construção do sistema de saúde, incluindo supervisão regulatória, recursos humanos, financiamento e prestação de serviços. As ordens administrativas subseqüentes direcionaram ações para diferentes blocos de construção, p. Ampliando a gama de serviços existentes que as parteiras poderiam fornecer para incluir a administração de medicamentos que salvam vidas (como sulfato de magnésio e oxitocina) e outros serviços necessários para prevenir mortes maternas e neonatais. 20 Essas ordens administrativas são vistas como contribuições vitais feitas pelo WHSMP2 através de sua fase de projeto participativo e estratégia de gerenciamento nacional (por exemplo, não há unidade de gerenciamento de projetos no DOH ou no Escritório Provincial de Saúde). A liderança política provincial do Sorsogons foi um elemento importante na implementação rápida das reformas do setor de saúde e na mobilização de recursos domésticos para a saúde. Um conjunto de regulamentos progressivos divulgados pela província forneceu orientação sobre mudanças políticas e regulatórias necessárias para apoiar a saúde materna e neonatal. Por exemplo, em janeiro de 2009, a província de Sorsogon liberou uma regulamentação que restringe os nascimentos domiciliares e os TBAs da prática do parto ou da realização de partos de uma mãe grávida, exceto quando presta assistência sob a supervisão direta e imediata de um parente especializado. 21 Infraestrutura e produtos médicos essenciais Utilizamos o volume de suprimentos de sangue recebidos pelas instalações de saúde como indicador indireto de melhorias na disponibilidade de produtos médicos essenciais para serviços de saúde materna. Entre 2007 e 2008, a província de Sorsogon reportou um aumento de oito vezes no estoque de sangue (de 36 para 355 unidades) recebidas pelas unidades de saúde entre 2008 e 2009, um aumento adicional de três vezes (de 355 para 983 unidades). Este aumento foi acompanhado de melhorias em vários serviços auxiliares, como a coleta de sangue da comunidade, e em informações de sangue e sistemas de transporte. O volume de sangue recebido em 2009 pelo Sorsogon foi semelhante ao recebido por Camarines Sur (941 unidades), mas Sorsogon tem menos de metade da população de Camarines Sur, um sinal revelador da magnitude dessa conquista. Durante o período de estudo, a província de Sorsogon implementou rapidamente várias renovações de instalações e atualizações usando recursos de saúde domésticos. Esses aprimoramentos foram concluídos com sucesso até o final de 2009 nos dois hospitais terciários e 20 instalações de saúde de referência de primeiro nível. Doze unidades de saúde rural e uma estação de saúde barangay (bairro ou aldeia) foram transformadas em instalações de referência de primeiro nível, uma indicação de que o atendimento de segundo nível alcançou áreas rurais remotas. Apenas informações anedóticas estavam disponíveis nas outras províncias, mas sugeriu que as atualizações das instalações de saúde não começaram até muito mais tarde (no final do período de estudo). Desenvolvimento de recursos humanos A estratégia nacional de saúde materna prioriza a criação de equipes comunitárias de saúde para mulheres. Na região de Bicol, a província de Sorsogon relatou a formação de 871 equipes de saúde para mulheres em 541 barangay. Em comparação com 391 na província de Catanduanes. As outras províncias não relataram dados sobre a formação de equipes de saúde para mulheres durante o período de estudo, no entanto, evidências anecdóticas sugerem que, no final do período de revisão, as outras províncias estavam se movendo rapidamente com esse elemento do modelo de programa nacional. Cada membro de uma equipe de saúde para mulheres recebe um incentivo em dinheiro através de um mecanismo de financiamento baseado em desempenho. 22 O pagamento ao TBA destina-se a incentivar o encaminhamento para uma unidade de saúde compensando a renda potencial que o TBA perde fazendo a remessa. O pagamento à parteira é um tipo de ajuste de salário de horas extras. O pagamento à mulher grávida apoia o transporte ou outras despesas de bolso associadas à entrega institucional. O DOH teve problemas operacionais na entrega da primeira onda de concessões baseadas em desempenho 23, mas resolveu esses problemas à medida que a experiência aumentou. Em 2009, a província de Sorsogon informou ter desembolsado 98 dos fundos que foram orçados para as equipes de saúde das mulheres. Nenhum desses fundos foi desembolsado nas outras províncias durante o período de estudo. A província de Sorsogon informou que cerca de três quartos (74) dos provedores de referência de primeiro nível completaram com sucesso um programa de treinamento clínico com base em competências. Nenhuma informação sobre treinamento clínico estava disponível para as províncias de comparação na região de Bicol. A província de Sorsogon informou que gastou um valor médio mais alto na saúde como porcentagem do orçamento provincial total entre 2007 e 2018 (28,76) do que as províncias Masbate (25,73) ou Albay (13,24) (nenhuma outra província da região de Bicol relatou essa informação). Embora o projeto do Banco Mundial não estabelecesse condições prévias sobre metas de orçamento de saúde, a disponibilidade de fundos de empréstimos para o programa provincial de maternidade segura poderia ter servido de estímulo para o governo cumprir os compromissos de co-financiamento. A província de Sorsogon também realizou conquistas vitais na expansão da cobertura do esquema nacional de seguro de saúde social PhilHealth. Antes de PhilHealth pode fazer qualquer pagamento, a acreditação da instalação é necessária. Este requisito tem sido um obstáculo para expandir a cobertura por causa da necessidade de melhorias na infraestrutura de capital e inspeção no local pelos reguladores. A província de Sorsogon teve um aumento de três vezes (de 5 para 17) no número de instalações credenciadas pela PhilHealth para atendimento ambulatorial entre 2006 e 2009, também teve um aumento nas instalações credenciadas para o pacote de benefícios de maternidade (de 0 a 15). Outras províncias também tiveram aumentos no número de instalações credenciadas, mas de menor magnitude (por exemplo, entre 2007 e 2008, estas aumentaram de 3 para 7 em Albay, de 1 para 2 em Camarines Norte e de 0 a 3 em Masbate permaneceram em 3 em Camarines Sur). No final de 2009, a província de Sorsogon possuía o maior número de instalações credenciadas pela PhilHealth na região de Bicol. Apenas uma província (Albay) informou os pagamentos de seguros de seguro de maternidade da PhilHealth em 2006, mas em 2009, outras três províncias Camarines Norte, Masbate e Sorsogon também relataram benefícios. O montante de benefícios pagos na província de Sorsogon cresceu aproximadamente 45, e a província passou de ter o menor valor pago para o segundo maior. Entre as outras províncias, Albay reportou um aumento de 16 e a Camarines Norte registrou um aumento de 300, enquanto a Masbate só começou a fazer pagamentos em 2009. No entanto, o valor total dos pagamentos de 2009 na Camarines Norte era aproximadamente metade do valor pago pela Sorsogon (Equivalente a 7041 e 12 995 dólares dos Estados Unidos, respectivamente). Entrega de serviços Cinco das seis províncias da região de Bicol relataram aumentos modestos no número de mulheres que entregavam em unidades de saúde de 2006 a 2009 (Fig. 1). Os ganhos na taxa de entrega baseada em instalações nas outras províncias foram entre 9 e 24 pontos percentuais, em comparação com a província de Sorsogon, que teve um aumento de 44 pontos percentuais. O maior ganho ocorreu entre 2008 e 2009, quando Sorsogon relatou um aumento de 34 pontos percentuais em partos baseados em instalações. FIG. 1. Taxa de entrega baseada em instalações por província, região de Bicol, Filipinas, 20062009 Impacto na saúde: mortalidade materna Os resultados apresentados na Fig. 2 são consistentes com os aumentos nas entregas baseadas em instalações e com as mudanças positivas mostradas nos diferentes componentes do sistema de saúde que são críticos para melhorar a saúde materna. Entre 2006 e 2009, o número real de mortes maternas em Sorsogon caiu de 42 para 18, o MMR caiu de 254 para 114 durante o mesmo período. Outras províncias da região de Bicol relataram queda no número de óbitos maternos, mas de menor magnitude. Vale ressaltar que o Sorsogon relatou um ligeiro aumento no número de mortes maternas entre 2008 e 2009, assim como outras províncias. Uma possível explicação para esta situação é que uma tendência crescente em relação ao nascimento baseado em instalações resulta em menos mulheres morrendo em casa e, portanto, em mortes mais institucionais capturadas no sistema de registro vital. Poderia, no entanto, indicar qualidade de cuidados de qualidade inferior em centros de referência, isso seria de grande preocupação e merece atenção. Apesar das melhorias, o MMR de 114 ainda é bastante alto, e a província de Sorsogon ainda estava longe de alcançar o objetivo dos ODM de 52 no final do período de relatório deste estudo. FIG. 2. Número de óbitos maternos, por província, região de Bicol, Filipinas, 2006-2009 Discussão Os resultados apresentados neste artigo indicam os efeitos sinérgicos positivos do aumento dos investimentos (técnicos e financeiros) em várias funções do sistema de saúde para melhorar a saúde materna. As restrições do estudo não permitiram distinguir entre os efeitos de um aumento generalizado de recursos e os efeitos da aplicação de uma abordagem de sistemas ao selecionar e organizar esses recursos adicionais. No entanto, os resultados dão uma forte indicação de como os programas de saúde materna podem coordenar um pacote de intervenções multifuncionais para alcançar um impacto rápido. O uso do termo abordagem de sistemas baseia-se na terminologia da abordagem setorial para enfatizar a importância de fortalecer os sistemas governamentais para atingir os objetivos de desenvolvimento. Nas Filipinas, a implementação decidida do DOH de um projeto financiado pelo Banco Mundial no contexto do programa de reforma setorial fornece um bom modelo de princípios de ajuda-eficácia na prática. A experiência do programa de redução da mortalidade materna do país indica os resultados positivos que podem ser alcançados quando a liderança do governo local é acoplada a investimentos (assistência doméstica e externa) em múltiplas áreas do sistema de saúde. A abordagem dos sistemas para melhorar a saúde materna não é uma solução rápida. O programa das Filipinas claramente experimentou um início lento, e houve muitos atrasos operacionais à medida que o país trabalhava para refinar mecanismos financeiros, desenvolvimento de políticas e diretrizes operacionais. Uma abordagem de sistemas não significa que ganhos significativos não podem ser realizados por intervenções clínicas específicas, como o gerenciamento ativo da terceira etapa do trabalho, o uso de sulfato de magnésio para prevenir a eclampsia ou a ampliação do atendimento qualificado. Na ausência de uma abordagem holística em todo o sistema, os programas de saúde materna não devem ser obrigados a agir de forma passo a passo. No entanto, a capacidade de sustentar os ganhos obtidos por intervenções discretas e para dimensioná-las só será realizada à medida que as funções relacionadas em outros blocos de construção do sistema de saúde são abordadas. Conclusão Vários desafios permanecem no desenvolvimento da capacidade do sistema de saúde para fornecer cuidados de saúde materno nas Filipinas. Por exemplo, o sistema de informação de saúde ainda não se beneficiou do programa de reforma do setor e continua a ser um obstáculo para um monitoramento e avaliação eficazes. A extração de dados para este estudo foi um exercício laborioso que exigiu visitas de campo repetidas aos centros provinciais e regionais de intercâmbio de dados e utilizou vários repositórios de dados nacionais. O DOH produziu recentemente um quadro comum de monitoramento e avaliação para o setor de saúde, mas ainda há muito trabalho a ser feito na consolidação de diferentes fontes de dados, harmonizando as definições operacionais e aumentando a eficiência dos fluxos de relatórios. Os desafios em dar às comunidades costeiras remotas e aldeias de montanha isoladas o acesso rápido às instalações de atendimento de emergência de referência permanecem em grande parte não resolvidos na província de Sorsogon, como em outros lugares da nação insular, e apontam para as limitações de uma resposta específica do setor para atingir os objetivos nacionais de desenvolvimento. Agradecimentos Os autores agradecem o contributo para o trabalho de campo e assistência de pesquisa de Salvador Isidro B Destura e Alexander Campbell durante a realização e divulgação deste estudo. A capacidade de resposta do Escritório Provincial de Saúde da Sorsogon, o Centro de Desenvolvimento da Saúde, Bicol e os diversos escritórios da DOH e da PhilHealth, que foram contatados para a extração de dados, demonstraram grande profissionalismo. O financiamento do estudo foi fornecido pelo Banco Mundial, pelo Escritório de País de Manila e pelo Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa, Organização Mundial da Saúde, em Genebra. As descobertas e conclusões neste artigo não são a política oficial da OMS, do Banco Mundial ou das Filipinas DOH, as opiniões dos autores aqui não devem ser atribuídas a suas organizações. Interesses concorrentes: Referências O negócio da Everybodys fortalece os sistemas de saúde para melhorar os resultados de saúde: o quadro da OMS para a ação. Genebra: Organização Mundial de Saúde 2007. Atun R, de Jongh TE, Secci FV, Ohiri K, Adeyi O. Integração de intervenções de saúde específicas nos sistemas de saúde: um quadro conceitual para a análise. 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Em novembro de 2017, o Governo da República das Filipinas (GPH) e o Governo dos Estados Unidos (USG) lançaram a Parceria para o Crescimento (PFG), um esforço conjunto para lidar com os constrangimentos vinculativos para o crescimento econômico e o desenvolvimento nas Filipinas. Estabelecido pelo presidente Obama, o PFG é um esforço de todo o governo que promove o crescimento acelerado necessário para que os países de baixa renda se tornem a próxima geração de mercados emergentes. Uma parte substancial da programação de desenvolvimento da USAID nas Filipinas, de apenas quatro países de PFG a nível mundial - aborda as quatro restrições vinculativas ao crescimento. Esta ficha explica os programas da USAID que abordam o fortalecimento do capital humano e a produtividade através de melhorias na saúde. CONTEXTO DA SAÚDE DAS FILIPINAS As Filipinas são desafiadas por altas taxas de mortalidade materna e neonatal e alta incidência de tuberculose (TB). A taxa anual de crescimento da população, estimada em 1,9 por cento em 2018, continua a ser uma das mais altas do Sudeste Asiático. Ao mesmo tempo, o fosso documentado entre a fertilidade total real (3,0 crianças por mulher) versus a fertilidade desejada (2,2 crianças por mulher) sinaliza uma necessidade significativa não satisfeita de informações, commodities e serviços de planejamento familiar (FP). A assistência da USAID aumenta a capacidade do Departamento de Saúde das Filipinas (DOH), unidades do governo local (províncias, municípios e cidades) e o setor privado para fornecer serviços de saúde de qualidade. Todas as atividades da USAID apoiam a agenda Universal Health Care dos governos filipinos e são implementadas através de um acordo de assistência bilateral com o DOH. Os programas apoiados pela USAID enfocam o fortalecimento dos sistemas de saúde, ao mesmo tempo que aumentam a demanda e acesso à saúde materna, neonatal e infantil (MNCH), serviços de FP e controle de TB. Melhorando a Fornecimento de Serviços Integrados de Saúde da Família A USAID trabalha para aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de serviços de SMNI e FP de qualidade, ajudando o setor público a se tornar mais eficiente e efetivo. Simultaneamente, busca oportunidades para fortalecer a qualidade dos cuidados oferecidos pelos prestadores do setor privado e atraí-los para um papel expandido de atenção primária. A USAID centra-se na integração estratégica do planejamento familiar com os serviços da MNCH, ampliando as melhores práticas aceitas internacionalmente e ajudando o DOH a implementar suas políticas e programas para as principais áreas mal atendidas. A USAID apoia a introdução de uma gama mais ampla de métodos de FP para as mulheres em idade reprodutiva para reduzir a necessidade não satisfeita de FP. A USAID continuará a apoiar a ampliação do acesso aos serviços de Tratamento com Observações Diretas, Curto Prazo (DOTS) para a TB e melhorar o gerenciamento programático da TB resistente a medicamentos para expandir o tratamento para pacientes com tuberculose em setores públicos e privados. Uma estratégia importante é estabelecer ou expandir redes de prestação de serviços para melhorar as referências cruzadas entre profissionais particulares, farmácias e o setor público para fortalecer a participação no controle de MNH, FP e TB. Desenvolvendo comportamentos e práticas saudáveis ​​A comunicação faz parte integrante de uma resposta efetiva aos desafios da saúde. A USAID trabalha com autoridades de saúde e prestadores de serviços de saúde para informar o público e educar indivíduos sobre práticas de saúde adequadas, sinais e sintomas de problemas comuns de saúde da família e disponibilidade de serviços. A USAID utiliza abordagens multimídia para alcançar o maior número de públicos-alvo com mensagens de saúde apropriadas usando campanhas de comunicação baseadas em evidências. It mobilizes local NGOs and other sectors to generate communities demand for health information and services. Improving Health Policies and Systems The Philippine government has established national policies on MNCH, and nutrition, as well as a government strategy and action plan to address TB. USAID works to ensure that national-level strategies and policies are effectively developed with local input and disseminated to communities for implementation. USAID supports the elimination of policy barriers to the supply and demand of family health services. An important focus of USAIDs policy reform work is on securing long-term, sustainable financing for the health sector at both the national and local government levels, and at building the capacity of local governments for health planning, financing, program implementation, monitoring and evaluation, and managing the availability of key products and commodities for FP, TB and MNCH programs.

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